Home   |    Sobre a UDO   |   Troféu J. Agostinho   |   Academia J. Agostinho   |   Cross Torres Vedras   |   Memorial J. Agostinho   |    Outros Eventos   |    Contactos
Academia Joaquim Agostinho
Home
Sobre a Academia
Contactos
2017
  > Sub23
  > Juniores
  > Cadetes
  > Femininas
  > XCM
  > Masters
  > Paraciclismo
  > Escola de Ciclismo
  > Taça Joaquim Agostinho
  > Próximas provas
2016
2015
Academia J. Agostinho

Faria hoje 73 anos...

Não temos dúvidas de que se ainda estivesse connosco teria um enorme orgulho em ver o trabalho que a Academia tem vindo a desenvolver. Cerca de 70 atletas de competição levam, e elevam, o nome de Joaquim Agostinho a cada vez que cortam a meta.
Este projeto só faz sentido porque homenageia o melhor ciclista português de todos os tempos. A ambição e a garra que sempre mostrou enquanto atleta é o que transmitimos hoje a todos os que representam a Academia Joaquim Agostinho.
Transportar este nome na camisola em todas as provas a que vamos é uma enorme responsabilidade, mas também um enorme orgulho. Na estrada, enquanto acompanhamos os nossos atletas, sentimos frequentemente o carinho de todos os amantes de ciclismo. O nome de Joaquim Agostinho é várias vezes entoado a cada passagem de um elemento ou de um carro das nossas equipas. Enche-nos de orgulho, que de norte a sul do país, se sinta de forma consensual, que Joaquim Agostinho é uma lenda do ciclismo nacional. Nunca será esquecido. Nem por nós, nem pelo nosso clube, a União Desportiva do Oeste (UDO), que todos os anos organiza o Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho. Uma prova que se tornou uma referência no calendário do ciclismo nacional e internacional e que, desde 1984, presta a devida homenagem ao ciclista torriense.
Faria hoje 73 anos! Infelizmente a sua grande paixão, o ciclismo, levou-o precocemente para longe de todos nós. Mas deixou o seu legado, as suas vitórias na Volta a Portugal, os momentos de glória no Tour, e deixou-nos também uma lição na forma como encarava cada etapa, cada prova, cada momento da sua vida e da sua carreira.
Para nós serás sempre eterno Joaquim Agostinho!
« Voltar
UDO © 2015 - Todos os Direitos Reservados. Site Desenvolvido por: CyclopNet - Desenvolvimento de Sites Profissionais